Nós do V.I.D.A. (Veículo de Intervenção pelo Direito Animal) fiscalizamos os rodeios de Assis SP e Tarumã SP. Com ajuda da Promotoria de Justiça, atráves de um oficio, tivemos acesso livre a todo recinto dos rodeios para fiscalização de ambos eventos.
A fiscalização se deu por meio de fotos e vídeos que foram protocoladas, juntamente com os relatórios, pela Promotoria Pública e ajuizadas.
Como esperado, encontramos inúmeros tipos de maus tratos, inclusive a utilização do condutor elétrico.
Os maus tratos praticados contra os animais foram praticamente os mesmos em todos os dias de evento: "utilização do sedém, pau para condução do animal, esporas, corda americana, falta de água e comida para os animais, exposição ao barulho excessivo das caixas de som e luzes, fogos de artifício próximos aos animais, feridas e escoriações nos mesmos, excrementos nos animais devido ao pânico e estresse, tapas e chutes na condução dos animais e longo período de presença do animal no brete." (Trecho retirado dos relatórios de irregularidades e maus tratos com os animais durante os rodeios).
OBS: Os voluntários responsáveis pelas ações ressaltaram que, em momento algum, tentaram impedir qualquer tipo de entretenimento, evento cultural, ou festa. A motivação para iniciarem as ações públicas é garantir o bem estar animal assegurado por lei. A situação em que os animais se encontraram e foram tratados nos rodeios acima citados é adversa àquelas previstas na Constituição.
Para mais informações, visite o blog www.coletivovida.blogspot.com
Imagens de 2010 em São Paulo.
Um comentário:
Partes dessas imagens foram mostradas ontem no Jornal Hoje da Globo.
http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/04/chimpanze-perde-direito-de-ser-transferido-para-um-santuario.html
obs:
idnei menchini disse...
you tub?? já vi sim e não são imagens brasileiras, e sim todas americanas, e as piores são as mexicanas,e até espanhola, e não condiz com nossa realidade brasileira, pode até ter alguma imagem nacional, mas são de 15 anos atrás,quando realmente era assim, hoje não eh mais, de 15 anos p cá mudou,
ontem foi que dia ?
Postar um comentário