À medida que a informação seja confirmada, estabelece-se como parte do contrato que a Globo terá os direitos sobre todas as mídias disponíveis para transmissão: TV aberta, TV fechada, pay-per-view, internet e telefonia. Ou seja, o monopólio de mídia no futebol está garantido ao menos até 2015, ano de renovação dos contratos. Além disso, caberá a ela comercializar a venda de placas de publicidade nos estádios.
Segundo o Painel F.C, da Folha.com, o movimento afronta orientação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), que propôs, de forma inédita, venda separada de mídias tendo em vista a pluralidade de empresas. O provável acerto dos times com a Globo enfraquece ainda mais o C13, entidade que até então representava os maiores, e perdeu valor quando eles ameaçaram sair e negociar diretamente com a emissora diante do novo cenário.
Em meio à confusão, a Rede TV! assiste a tudo incerta de que poderá usufruir do que comprou. A emissora de Amilcare Dallevo arrebatou por R$ 1,5 bilhão o pacote que dá direito a exibir o campeonato no triênio, mas, de fato, não tem nada garantido em suas mãos. A "vitória" no leilão promovido pelo C13 tornou-se inválida porque a TV precisa ainda do aval dos times para ter o direito de transmitir os respectivos jogos.
Martelo batido
Entre os clubes que já assinaram com a Globo, o Grêmio é o único a confirmar o pacto oficialmente. Em entrevista à Folha.com, o cartola Paulo Odone disse que o acerto com a emissora "mais do que dobra" o que o clube arrecadava com direitos de imagem. Odone relatou ainda que procurou a Record antes de assinar com a Globo, mas informa que até esta quinta-feira não recebeu proposta da emissora. A rede de Edir Macedo também desistiu do C13 para negociar diretamente com os clubes.
Segundo apuração feita pela Folha, Corinthians e Flamengo são os que mais receberão verba da emissora pelo fato de terem mais audiência. Vasco, Palmeiras e Santos estão num grupo intermediário, seguido por Grêmio, Fluminense, Cruzeiro e Botafogo, que vão receber R$ 47 milhões por temporada. Ainda não há informações sobre as propostas para Internacional e Goiás.
Redação Adnews
Nenhum comentário:
Postar um comentário